Versões contrárias e versões contraditórias






Um gato no armário

Versões contrárias e versões contraditórias
Conversa por Skype entre Anamar e Catarina
Anamar - Olá Catarina! O teste de história correu-te bem?
Catarina - Olá Anamar! Sabes lá! Não chegou a haver teste! A minha turma viu-se numa grande confusão…
Anamar- Então… o que foi?
Catarina - Apareceu um gatinho dentro do armário da sala … mas ele ficou tão assustado que não se deixou apanhar, ficou todo assanhado … foi preciso deixar a porta do armário aberta com a sala vazia para ao fim de um tempo sair…
Anamar- Um gato no armário! Que giro!
Catarina- Mas depois … é que foi o pior… a professora e a diretora de turma quiseram saber como foi o gato ali parar… quem o pôs lá... mas todos dizem que não sabem. Agora estão a investigar… e se ninguém se acusa, a turma vai ter falta disciplinar!
Anamar- Mas afinal, ninguém sabe quem pôs o gato no armário?
Catarina – As funcionárias dizem que a sala estava fechada à chave até a turma entrar, logo, o gato só pode ter entrado nessa altura, e nesse caso houve a cumplicidade de todos. Os alunos sabem como foi o gato parar ao armário. Outros defendem a versão contrária, dizem que nenhum aluno da turma sabe como foi parar o gato ao armário, porque os alunos entraram quase ao mesmo tempo da professora e, se algum aluno fosse pôr o gato no armário, ter-se-iam apercebido.
Anamar - E qual será a versão verdadeira?
Catarina- Só te posso dizer a que é falsa! Eu sou aluna da turma e garanto-te que não sei como foi o gato parar ao armário! Portanto, contradigo a versão que diz que todos os alunos sabem como foi o gato parar ao armário! Lá porque entrámos todos na sala ao mesmo tempo não significa que todos tivessem de saber de alguma coisa ou ver alguém meter o gato no armário. Mas dizer que esta versão é falsa não implica dizer que nenhum aluno da turma sabe como foi parar o gato ao armário.
Anamar – Ok. Já vimos que a versão todos os alunos sabem como foi o gato parar ao armário é falsa, porque tu és aluna da turma e não sabes quem pôs o gato no armário. Mas, se quem pôs o gato no armário não é ninguém da turma, a versão nenhum aluno da turma sabe como foi parar o gato ao armário pode ser verdadeira…
Catarina- Pois é, mas neste caso é provável que seja falsa. Tal como eu, alguns alunos não sabem como foi parar o gato ao armário, mas haverá outros que sabem. E eu desconfio do grupo do Tomás. Acho que também é esta a versão da diretora de turma.
Anamar - Essa versão que diz que alguns alunos da turma sabem como foi parar o gato ao armário é contraditória da que diz que nenhum aluno da turma sabe como foi parar o gato ao armário.
Catarina - Pois é! Versões contrárias e contraditórias
Anamar- E o gato? Sabe como foi parar ao armário?

Catarina - Não sejas parva! Amanhã vamos levar-lhe biscoitos para gatos.



Plano da discussão
O que são versões contrárias?
Podem ser as duas verdadeiras?
Podem ser as duas falsas?

O que são versões contraditórias?
Podem ser as duas verdadeiras?
Podem ser as duas falsas?


1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...