Dilemas éticos

Dilema do carro inteligente






1.
Imagine, para já, que é o proprietário de um destes veículos autónomos e que está a passear, sossegadamente, com a sua família num cenário bucólico e muito agradável à vista. Mas e de repente, surge na estrada uma bola saltitante imediatamente seguida por uma criança que a quer recuperar. Deverá o seu carro inteligente escolher a segurança da criança, guinando para a direita onde o espreita um precipício e colocando-o a si, e à sua família, em risco de morte ou, pelo contrário, deverá colocar a sua segurança, e a dos seus, em primeiro lugar, atropelando a criança?

2.







A escolha de Sofia

Uma mulher polaca, com os seus dois filhos é presa num campo de concentração de Auschwitz. Os nazis colocam-na perante um terrível dilema: um dos filhos pode ser poupado à câmara de gaz, mas tem de ser ela a escolher. Obrigada, acaba por escolher.

Salva o seu filho mais velho e sacrifica a filha mais nova e mais frágil. Decidiu assim porque pensou que sendo o filho mais forte, tinha mais probabilidades de resistir e sobreviver nas duras condições do campo de concentração.








Todas as vidas valem o mesmo?


Num acidente de automóvel ficaram gravemente feridas duas pessoas, uma idosa e uma menina de dez anos. Considerando que só havia meios para salvar uma delas, qual seria a melhor decisão?


Dilema do prisioneiro - A melhor escolha é o que é melhor para todos










DILEMA DE HEINZ
 
 
 
PROBLEMA DE TROLLEY 1
 
 
PROBLEMA DE TROLLEY 2
 
 
PROBLEMA DE TROLLEY 3

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...