quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Jogos/atividades de identidade e alteridade



Como me vejo a mim próprio e como me veem os outros?
O que eu reconheço no outro?
Eu poderia ser o outro?


                              Atividades/jogos de identidade e alteridade -  aqui                         




COMO NOS VEMOS A NÓS PRÓPRIOS? COMO NOS VEEM OS OUTROS?
1.   Cada aluno escreve numa folha três adjetivos que o caracterizem.

2.  O facilitador lê os adjetivos escritos em cada folha e o grupo identifica o elemento do grupo assim caracterizado.

Diálogo:

3.         Comparam-se os modos como cada um se vê e como os outros o veem.

4.     Por que razão a nossa perceção de nós próprios não corresponde, por vezes, ao modo como nos veem?

1. O primeiro aluno a jogar retira, aleatoriamente) de uma caixa (ou saco) um cartão com uma qualidade inscrita (ex.  simpático, generoso…)

1.1.    Dá a conhecer ao grupo o conteúdo do cartão e atribui essa qualidade a alguém do grupo. Pode colocar-se a questão: neste grupo, quem é o mais… (simpático, generoso…)?
2.    Este procedimento repete-se, para cada elemento do grupo.


EU PODERIA SER O OUTRO?
A cada aluno são atribuídos: um número e uma letra.

1.       Cada elemento do grupo escreve num cartão três coisas sobre si, duas falsas e uma verdadeira, colocando à frente um V ou um F.

2.       O aluno com o número 1, lê o que escreveu sobre si.

3.       O aluno que tem a letra A avalia as três afirmações que o colega faz sobre si próprio e diz qual é a verdadeira.

-        Se acertou, lê o que escreveu sobre si e o aluno com o número 2 tenta identificar a afirmação verdadeira.
-        Se errou, quem tem a letra B lê o que escreveu sobre si e quem tem o número 2 diz qual é a afirmação verdadeira.

4.       O procedimento repete-se.

          Diálogo:

         O que é falso poderia ser verdadeiro? Eu poderia ser o outro?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...